Esse foi o seu primeiro título no Europeu? Sim... Ano passado foi o meu primeiro Europeu, mas fechamos a categoria, então esse ano foi o meu primeiro titulo.
E como foi conquistar um título logo no início do ano? Como um título como o Europeu pode ajudar para o resto da temporada? Começar o ano competindo um campeonato importante como o Europeu é bom para já entrar no ritmo das competições e também para tirar como termômetro para saber aonde é preciso melhorar para as próximas. E ganhar sempre dá uma confiança e uma vontade ainda maior de melhorar. Meu objetivo é esse, estar sempre melhorando.
Você passou um bom tempo treinando com o André Galvão em San Diego. O que mudou no seu jogo treinando lá? Acho que tanto eu como ele aprendemos o que é sem quimono. Antes éramos lutadores de pano que adaptávamos nossas posições de quimono para o sem quimono, hoje podemos dizer que sabemos lutar sem quimono. Mas também aprendi muito com André a forma como ele pensa na luta, buscando sempre ser ofensivo, esquecendo os pontos e buscando a finalização. Isso me ajudou muito no Europeu.
Você viveu uma situação incômoda ano passado ao ter que enfrentar o Rafael Mendes no ADCC. Como está a relação de vocês? Vocês treinaram juntos para este Europeu?Sim, treinamos juntos e tivemos uma conversa e chegamos à conclusão de que devemos sempre lutar quando nos cruzarmos nos campeonatos. Independente de equipe e amizade, simplesmente pelo fato que treinamos para ser campeão e essa história de fechar chave não é bem visto pelos nossos fãs e pelo público, que está ali para ver luta. Acho que isso também vai abrir os olhos de outros competidores. Tomamos essa decisão em favor da evolução do esporte, que é a nossa meta. Em relação à amizade, sabemos que somos profissionais e temos que separar isso das competições.
Quais são seus planos para este ano? Vai lutar o Pan e o Mundial e depois parte definitivamente para o MMA? Com certeza vou estar nas principais competições de Jiu-Jitsu com e sem quimono até o Mundial. Em relação ao MMA, eu ainda não tomei uma decisão por depender de muitos fatores.
http://www.tatame.com.br/2012/01/30/JJ--Frazatto-nao-fechara-categorias-em-2012