Autor Tópico: UFC 143: Diaz x Condit  (Lida 211 vezes)

Alexandre Matos

• Faixa Marrom
  • *
    • Ver Perfil
    • MMA Brasil
Re:UFC 143: Diaz x Condit
« Resposta #15 Online: 06/02/2012, 18:34 »
E pra mim, o grande mérito do Condit, foi não ter entrado no joguinho psicológico do DIaz.

O Cerrone por exemplo, caiu nas provocações do Nate, saiu pra pancadaria zero-técnica e se ferrou.

Exatamente! Olha o que eu escrevi na prévia do UFC 143:

Finalmente Diaz e Condit medirão forças no octógono. Para sorte do público, será num duelo de 5 rounds. Condit é um lutador mais técnico e tão feroz quanto o oponente, mas Diaz tem uma vantagem ímpar no MMA, apontada por Josh Koscheck numa entrevista: “Diaz gosta de bater e apanhar, e isso pode fazer a diferença”. O ritmo implementado por Nick é tão intenso que praticamente joga por terra qualquer tipo de plano de jogo que o adversário possa ter traçado. Diante de uma saraivada de socos que saem de todos os pontos possíveis, que atingem cabeça e corpo com a mesma eficiência e pressão, os oponentes de Diaz não têm outra alternativa senão “sair na mão”. E assim caem na armadilha do Bad Boy de Stockton.

Condit pode acertar Diaz com força, mas isso não vai intimidá-lo. Paul Daley colocou o californiano com a cara no chão em duas oportunidades e ele voltou para nocautear o britânico ainda no round inicial. Qual seria então a solução para Carlos? Sua versatilidade no kickboxing. Chutar as pernas de Nick fará com que o ritmo do oponente diminua. Deste modo, Condit terá condições de aproveitar as enormes brechas deixadas por Diaz encaixando suas joelhadas mortais ou cruzados ferozes.

Condit reune ferramentas melhores que os últimos oponentes de Diaz. Tem condicionamento físico avantajado, sabe definir bem a distância e é versátil e pegador. Se ele não cair na armadilha de Nick, suas chances aumentam. Por ser um lutador mais inteligente que o oponente, Carlos terá que se manter frio em seu plano para aproveitar da quase inexistência de sistema defensivo de Diaz e conseguir uma vitória por decisão.

Era meio óbvio, não?
MMA não é loteria. MMA é talento, trabalho e estratégia.

Bruno Fares

• Faixa Roxa
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #16 Online: 07/02/2012, 14:31 »
Não entrou nenhuma joelhada mortal nem cruzado feroz, só jabs e chute medianos, MAS....

Eu revi de novo a luta, com calma e tudo mais, e eu daria o 3o round pro Condit, pq o Diaz tbm não acertou grande coisa nesse round, ficando assim 28-27 pro Maratonista.

Obs: Ainda não ouvi o podcast
Campanha: "Anderson Silva é Corinthians, Chael Sonnen é Brasil!"

Alexandre Matos

• Faixa Marrom
  • *
    • Ver Perfil
    • MMA Brasil
« Resposta #17 Online: 07/02/2012, 14:32 »
Não entrou nenhuma joelhada mortal nem cruzado feroz, só jabs e chute medianos, MAS....

MAS o Diaz fez ainda menos e mereceu perder.

Bruno Fares

• Faixa Roxa
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #18 Online: 07/02/2012, 14:43 »
Sim, eu coloquei no resto da resposta hehehehe

No 3o round, eu revi com calma, e o Diaz acertou 2 ou 3 golpes relevantes no máximo, enquanto o Condit fez duas combinações.

Bruno Fares

• Faixa Roxa
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #19 Online: 08/02/2012, 17:11 »
Retomando um assunto que acabou passando no podcast sem resposta:

Gostaria de saber na opinião do pessoal do site se:

- Diaz deveria ter jogado o Condit pro chão já no 3o round, pra dominar a luta no grappling?
- O Condit teria sido derrubado pelo Diaz ou ia defender bem as quedas?
- O Diaz tem um grappling ofensivo com o nível suficiente para manter o Condit no chão e dominar a luta no solo?
- Ele teria ganho a luta?

Acho que essa é uma abordagem interessante e não tenho opinião formada ainda. Acho que o Condit seria derrubado mas não sei se o Diaz conseguiria manter ele embaixo o tempo inteiro. E o forte do DIaz seria o sumission e não o GnP.

o que acham?

Alexandre Matos

• Faixa Marrom
  • *
    • Ver Perfil
    • MMA Brasil
« Resposta #20 Online: 08/02/2012, 18:59 »
- Diaz deveria ter jogado o Condit pro chão já no 3o round, pra dominar a luta no grappling?
Deveria. No terceiro round eu já tinha comentado com um amigo que ele ia perder continuando daquele jeito.

- O Condit teria sido derrubado pelo Diaz ou ia defender bem as quedas?
Condit foi derrubado no quinto round, mas mais pelo susto, o Diaz puxou pra guarda na marra. O jogo de quedas do Nick Diaz não é lá algo de outro mundo.

- O Diaz tem um grappling ofensivo com o nível suficiente para manter o Condit no chão e dominar a luta no solo?
Tem sim, mas o Condit melhorou muito na defesa deste ponto e lutadores do Greg Jackson são preparados pra ficar em pé rapidamente. Seria uma disputa bastante interessante.

- Ele teria ganho a luta?
Acho difícil. Juízes não costumam ver com bons olhos o grappling ofensivo no chão, vide a derrota do Anthony Pettis pro Clay Guida e do Evan Dunhan pro Sean Sherk.

Se o Diaz quedar, cair por cima e mesclar grappling com ground and pound, tem boas chances de ganhar. Se ficar por baixo tentando pegar um triângulo, chave de braço ou outra coisa, capaz de meterem a mão nele mesmo se estiver dominando.